Browse By

Campo Refator – Refactor Fields – Manipulando campos da tabela de atributos

No tutorial de hoje vou mostrar uma  nova funcionalidade que foi agregada ao Qgis em suas últimas versões, o Campo Refator (Refactor Field).

O nome é um pouco feio mas exemplifica bem o que essa nova função faz, algo que só conseguíamos realizar antes através de um plugin chamado Table Manager, que está sendo descontinuado.

Esse plugin, com as versões mais recentes da GDAL, e QGIS, vem apresentando problemas quando utilizado, e diversos usuários vem reportando casos de arquivos corrompidos.

Mesmo não tendo planos para a atualização do plugin para a próxima versão do QGIS ( que será a 3.0) irei tratar sobre ele num tópico futuro, pois o mesmo foi uma mão na roda durante muito tempo e muito utilizado por mim e os estagiários que trabalharam comigo, só espero que não seja uma homenagem póstuma.

A criação desse tutorial teve início na dúvida de um colega de serviço que estava com dúvidas sobre esse tipo de manipulação da tabela de atributos.

Mudar campos de lugar, troca o tipo de atributo sem utilizar outros programas, ou a calcudadora de campo? Estudando o Campo Refator, encontrei um novo aliado nas tarefas diárias, como por exemplo, enquadrar os campos da tabela de atributos de acordo com uma tabela padrão sem precisar fazer um backup antes, pois o proprio algoritimo te impede de alterar diretamente a tabela de atributos do arquivo original.

Tela do algoritimo Campo Refator

O algoritimo permite também que ao manipular os campos a calculadora de campo seja utilizada, utilizando das expressões para fazer uma inserção de dados automática na tabela, o que agiliza muito.

Infelizmente, quando a nova camada é inserida no projeto, ela aparece com o estilo padrão configurado para o Qgis, sendo necessário copiar o estilo da camada atinga para a nova camada.

Espero que o tutorial o ajude bastante, bem como outros colegas espalhados por esse mundo afora…

Clique aqui para baixar o tutorial em PDF

Clique aqui para baixar os arquivos utilizados nos exemplos.

Boa leitura!

#ThinkFree

Kyle Felipe.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: