Browse By

Tutorial – Importando arquivos DWG no QGIS 2.18

Olá, tudo bom?

Nesse post vamos aprender a importar arquivos DWG gerados através do programa da AUTODESK, o AUTOCAD, no QGIS 2.18.

Durante um bom tempo, sempre que precisávamos inportar arquivos feito no AUTOCAD era necessário que fossem salvos nos formato DXF para serem inseridos nos projetos do QGIS.

Com o lançamento da versão LR (Latest Release) 2.18 do QGIS, a necessidade de utilizar alguma ferramenta para a conversão de DWG para DXF não é mais necessária, sendo possivel utilizar o próprio programa para fazer a conversão para um formato que possa ser utilizado em diversos softwares de GIS, o GEOPACKAGE.

Esse foi um importante passo que a equipe de desenvolvedores realizou para que os usuários da ferramenta se tornem cada vez mais independentes de outras soluções existentes no mercado, livres ou proprietárias.

A opção para tal conversão encontra-se no menu PROJETO, para os usuários do Sistema Operacional WINDOWS. Até o momento da publicação desse tutorial a opção não aparecia para os usuários DEBIAN/UBUNTU.

Futuramente irei abordar o novo formato para geográficos GEOPACKAGE, que permite a utilização de geometrias diferentes, dados tabulares e matriciais encapsulados em um único arquivo (.gpkg), trazendo melhor mobilidade para os dados, principalmente se comparados aos arquivos Shapefiles, que precisam de três extensões obrigatórias ( .SHP, .SHX e o .DBF) e da extensão .PRJ, que não é obrigatoria a presença para que os softwares de GIS possam ler.

O tutorial está disponível em PDF para download. Clique Aqui.

A versão utilizada para o tutorial foi a versão 2.18.3 “Las Palmas” (Latest Release) disponível no site www.qgis.org, e o sistema operacional Windows.

Bom estudo!

#ThinkFree!!!

2 thoughts on “Tutorial – Importando arquivos DWG no QGIS 2.18”

  1. narceliodesafilho says:

    Já começou bem, grande Kyle.

    1. Kyle Felipe says:

      Valeu Narcélio… Influencia boa traz bons resultados…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: