Estruturas de dados e dados geográficos

Já tem um tempo estou tentando falar sobre estruturas de dados e dados geográficos, no intuito de dar uma nova forma de organização dos dados que consumimos e produzimos no dia a dia.
Nos grupos onde participo, tanto no Whatsapp quanto no Telegram, vejo os integrantes se atrapalharem um pouco quando precisam usar listas, arrays, dicionários, objetos, dentre outras formas de se armazenar um determinado dado.
Para quem já trabalha com programação aprender sobre essas estruturas, como criá-las e manipular com código é algo que se aprende desde cedo, e acaba se tornando trivial no dia a dia, no entanto, esse trivial de alguns, não é tão trivial assim para outros, principalmente para quem não teve essa iniciação que a programação traz quando começamos a estudar.
Na minha experiência, é nesse segundo grupo onde a pessoa que se utiliza dados geográficos e geoprocessamento no dia a dia se encaixa.
Normalmente ela recebe dados no formato de imagem (matriciais) ou dados vetoriais contendo colunas contendo tipos primitivos de dados (texto, inteiros, decimais) e acabam recorrendo a esses tipos primitivos para poder representar os dados, e em alguns dados acaba gerando uma aberrações, como vetores com infindáveis colunas, tornando assim trabalhar com esses dados um martírio (afinal, para quem só tem martelo, tudo é prego).
Tendo em mente a intenção de mostrar outras formas de se organizar dados, dei inicio a esse repositório no Github, onde vou aos poucos acrescentando explicações e exemplos de estruturas de dados e dados geográficos, fazendo um paralelo entre a utilização no QGIS e na linguagem Python ( uma linguagem bem simples de se estudar e está presente dentro do QGIS também) que pode ser acessado nesse link https://github.com/kylefelipe/estrutura_dados_geo.
Lá, já tem abordado tópicos como:
Com referências para estudos mais aprofundados.
Estou montando o material aos poucos, e nem tenho a pretensão de demonstrar a criação dessas estruturas na programação por enquanto, pois a ideia é demonstrar como utilizar elas no dia a dia de uma forma mais simples, transformando esse “bicho de sete cabeças” em um cachorrinho fofo que está te esperando para brincar com ele.
Caso tenha interesse em mais materiais produzidos por mim, basta ir na aba “MATERIAIS PRODUZIDOS”, ou se tiver interesse em cursos de programação, pode dar uma olhadinha em “CURSOS DE PROGRAMAÇÃO” comprando algum curso através desses links estará ajudando com a produção de conteúdo, tanto para o blog quanto para o canal no youtube.
Faça bom proveito desse material!