
QGIS e SQL
QGIS e SQL, tudo a ver, é um repositório onde venho colocando dicas de como usar a linguagem SQL dentro do QGIS.
A idéia é apresentar a linguagem SQL, a partir do básico, sem a necessidade de ter instalado um banco de dados, como o PostgreSQL ou MySQL, por isso a utilização do banco SQLite e Spatialite.
O que é SQL
SQL é uma das linguagens de programação mais simples que existem, e uma das mais simples de se aprender.
O termo SQL vem de Structured Query Language
(Linguagem de Consulta Estruturada – tradução livre).
É uma linguagem que segue um certo padrão para ser utilizada, na grande maioria das vezes, em consultas em bancos de dados.
O funcionamento da linguagem é bem similar entre os dbs que a utilizam, e sim, há bancos de dados que não utilizam SQL para as consultas, os famosos NOSQL (Not Only SQL)
, mas eles não serão motivo desse estudo.
Tanto que há muitas keywords que são compartilhadas entre os dbs, mesmo sendo produzidos por empresas/comunidades diferentes, que possuem comportamento parecidíssimo, e isso ajuda no momento de migrar de um banco para outro, pois com um conhecimento básico, é possível trabalhar em vários sistemas diferentes.
QGIS e SQL – SQLite
O SQLite é uma biblioteca que permite utilizar um banco de dados sem a necessidade de instalação de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), como o PostgreSQL,
É um software livre, multiplataforma, e que é bastante empregado em várias aplicações, provavelmente há alguns bancos SQLite agora mesmo no seu celular. E também serve de base para outros formatos, como o GEOPACKAGE por exemplo.
QGIS e SQL – Spatialite
O Spatialite é uma extensão espacial para o SQLite, permitido utilizar funcionalidades e dados espaciais no mesmo, bem similar ao que o PostGIS faz com o PostgreSQL,
As funcionalidades extendidas pelo Spatialite estão em conformidade com os padrões da OGC conhecida como SFS – Simple Feature Access.
Tudo no QGIS
Dentro do QGIS há muitas maneiras de se trabalhar o SQL, sendo uma delas através do gerenciador de banco de dados.
- Botão Refresh.
- Abre uma nova Janela SQL.
- Importa uma Camada\Arquivo para o banco.
- Exporta uma tabela para um arquivo.
- Painel de Provedores de dados.
- Nesse painel podemos ter acesso aos metadados dos provedores, da tabela selecionada, uma pré-visualização dos dados e da janela SQL, quando clicamos no botão.
Quando utilizamos conexões com GeoPackage, SpatiaLite e com as Camadas de Projetos a sintaxe utilizada pelo QGIS é o SQLite e o Spatialite.
Vantagens de uso
Ao utilizar QGIS e SQL é possível ter melhorias na hora de analisar e produzir dados geográficos, pois podemos criar camadas dinâmicas que usam o SQL em Virtual Layers, por exemplo, quando precisamos que a atualização dos dados seja feita conforme uma outra camada for atualizada.
Ou quando queremos fazer cruzamento de dados de forma que a simples união de tabela do QGIS não atenda a demanda.
O repositório
O repositório já conta com 5 capítulos e outras informações sobre a utilização do SQL no QGIS e está hospedado no GITLAB e são eles:
Capítulo 1 – Onde Usar
1.1. Gerenciador de Banco de dados
1.2. Caixa de ferramentas
1.3. Ao adicionar uma camada
Capítulo 2 – SQL – Básico
2.1 Boas Práticas
2.2 Primeiros Passos
Capítulo 3 – Operações básicas em SQL
3.1 Somando
3.2 Subtraindo
3.3 Mutiplicando
3.4 Dividindo
Capítulo 5 – Tipos de dados
5.1 Tipagem de dados dinãmica
5.1.1 STRICT
5.2 Boolean
5.3 Text
5.4 Qualidade de dados
Clique aqui pára acessar o repositório.
Espero que gostem do conteúdo.