O Método Bullet Journal foi escrito por Ryder Carroll, que compartilha o método que ele criou para se organizar.
O autor utilizou seus conhecimentos em design para encontrar uma forma de organização que funcionasse para ele, especialmente em um momento em que precisava de mais estrutura em sua vida. Com apenas um caderno e uma caneta, ele começou a colocar no papel seus planos diários, semanais e mensais, e assim, planejar o futuro.
Apesar de o autor dedicar grande parte do livro para falar sobre a filosofia do método e suas experiências, o livro é muito útil como um todo, principalmente no que diz respeito à organização, visualização dos afazeres e estabelecimento de hábitos.
A ideia do método é liberar o cérebro de algumas tarefas para aliviar a carga de processamento, criando um “segundo cérebro” externo e físico. Durante a leitura e aplicação do método, é possível estabelecer hábitos, metas e acompanhar o desenvolvimento pessoal.
Uma das grandes vantagens do método é a sua adaptabilidade e liberdade, permitindo sua evolução à medida que a pessoa vai utilizando. O autor propõe a criação de coleções, como o índice, Registro Futuro, mensal, registro diário e as coleções personalizadas, que permitem a customização do método de acordo com as necessidades individuais. Por exemplo, é possível acompanhar hábitos como beber água, ler livros, estudar, qualidade de sono, arrumar a cama e muitos outros, e existem inúmeras formas de realizar esse acompanhamento. Não é necessário criar obras de arte no caderno, mas para quem tem veia artística para desenho, colorir, etc., o método permite essa personalização.
A minha indicação é a adoção do método durante a leitura do livro, pelo menos, pois as explicações da filosofia do bullet, de cada uma das ferramentas propostas, os relatos de pessoas que tiveram uma mudança de vida com a aplicação do mesmo são muito importantes na criação de um método que se adapte melhor para cada um. Durante a leitura e aplicação do método, percebi que as pessoas tendem a abandonar o uso principalmente por tentar copiar métodos de outras pessoas e não consideram as próprias necessidades do dia a dia, e o principal, tentam aplicar o método sem ler o livro e se guiam por textos e vídeos de outras pessoas.
Conclusão
Com certeza, adotar o Método Bullet Journal pode ser um grande diferencial na organização e na qualidade de vida. Desde que comecei a aplicá-lo, em janeiro, percebi uma grande mudança na minha produtividade e no meu bem-estar geral. Além disso, o método é altamente personalizável e se adapta às necessidades individuais de cada pessoa.
Portanto, minha sugestão é que você experimente a leitura do livro e a adoção do método, personalizando-o de acordo com as suas próprias necessidades e preferências. Tenho certeza de que você verá uma mudança significativa na sua vida e na forma como você lida com as suas tarefas diárias. Vale a pena dar uma chance ao Método Bullet Journal e ver como ele pode transformar a sua rotina.
Caso queira adquirir o livro, aqui está o link da Amazon para a aquisição dele (clique aqui) (Link de Associado Amazon).
Veja em Livros que indico outras indicações de leitura, alguns eu já li, e outros estou lendo…